Posted on

Existem 6 profissionais em diagnóstico de imagem para cada 10 estabelecimentos que realizam estes exames

Oportunidades têm crescido para especialista em radiologia! Se você busca excelência para se destacar no mercado, conheça nosso programa de Médicos Monitores

Monitor do Cetrus instruindo aluna em aula de ultrassonografia

Em janeiro de 2020 o CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde) registrava 24.762 unidades de serviço de apoio de diagnose e terapia, um aumento de 46% com relação ao mesmo número em 2011, que era de 16.958 unidades. No mesmo período, o número de médicos radiologistas aumentou 97%, mas segue mais baixo do que o de estabelecimentos: foi de 7.212 (2011) para 14.225 (2020). Proporcionalmente, hoje temos 6 médicos para cada 10 estabelecimentos – antes eram 4 para os mesmos 10 locais.

Esse dado é uma amostra de como o mercado de diagnósticos por imagem (incluindo ultrassonografia, ressonância magnética e tomografia computadorizada) está aumentando e segue desfalcado de profissionais médicos. Esse crescimento é natural. De acordo com o pesquisador Leandro Ortigoza Martins em estudo publicado na Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba em 2014:

“Os dados mostram a expansão dos estabelecimentos de SADT, evolução coerente com o aumento da renda dos brasileiros recém-chegados ao mercado consumidor dos planos de saúde”

Fora do eixo Rio-São Paulo há ainda mais oportunidades, já que número de estabelecimentos do tipo são muito menores fora da Região Sudeste do país. Confira quantos estabelecimentos do tipo haviam em cada uma em janeiro de 2021:

  • Sudeste: 10.848 (42%)
  • Sul: 6.516 (25%)
  • Nordeste: 4.605 (18%)
  • Centro-Oeste: 2.443 (10%)
  • Norte: 1.282 (5%)

Quando pensamos na distribuição dos médicos radiologistas, ela é muito maior no Sudeste:

  • Sudeste – 53,0%
  • Nordeste – 20,2%
  • Sul – 14,5%
  • Centro-Oeste – 9,2%
  • Norte – 3,1%
Exames feitos com excelência são sempre necessários

Por outro lado, é importante que a inserção nesse mercado se dê focando na excelência dos resultados dos exames. Um levantamento do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar da Universidade Federal de Minas Gerais (Iess-UFMG) mostrou que das 19,4 milhões de pessoas tratadas em hospitais no Brasil, 1,3 milhão sofre pelo menos um efeito colateral causado por negligência ou imprudência (o que resulta em quase 7% dos casos).

Claro que nem todos os casos correspondem a erros de diagnóstico, mas pensando que este é o primeiro passo para um tratamento adequado, é importante ter certeza do que se está observando em exames de ultrassonografia, ressonância magnética e tomografia computadorizada.

Transmissão de conhecimento leva à excelência

No Programa Médicos Monitores do Cetrus, feito aos moldes de uma residência, o médico tem acesso a mais de 30 cursos do Cetrus voltados a ultrassonografia, tendo a oportunidade de se aprofundar em todos esses temas, já que sua rotina consiste em:

1. Participação das aulas teóricas dos cursos

Antes de começar a orientar nossos alunos, o monitor primeiro frequenta as aulas dos nossos cursos para se apropriar da teoria dos procedimentos relacionados ao programa

2. Atendimento a pacientes reais

Os monitores têm a oportunidade de atender pacientes e tirarem suas dúvidas com nossos professores antes de começarem a acompanhar nossos alunos em seus cursos

3. Orientação aos nossos alunos durante os cursos

Como passo final para retenção do conhecimento, nossos monitores participam das aulas práticas dos nossos cursos orientando de perto nossos alunos, tendo contato com ainda mais casos clínicos e atingindo a excelência

Esses três pontos citados são refeitos diversas vezes durante os dois anos de monitoria, ajudando a sedimentar o conhecimento pela repetição. Este é um dos pilares da metodologia de ensino Cetrus, que entende que ao repassar o conhecimento adquirido, é mais fácil fixá-lo na mente.

Saiba mais sobre isso com o depoimento de nossa monitoria em Radiologia, Liziane Damaceno:

Ficou interessado em nosso programa Médicos Monitores? Saiba mais sobre ele!

Vantagens da carreira em diagnóstico por imagem

Trabalhar com esta área permite que o médico possa equilibrar sua qualidade de vida, propiciando uma agenda de trabalho mais flexível. Além disso, possibilita conciliar o regime de trabalho, prestando serviços em hospitais, consultórios e centros de diagnósticos por imagem. Já em termos de remuneração, é altamente promissor, pois o ambiente de diagnósticos tem sido aprimorado nos últimos anos, além das perspectivas de demografia

One Reply to “Aperfeiçoe-se em Ultrassonografia e abra novos caminhos na área médica”

  1. Isso é uma realidade .
    Tenho uma clínica de ultrassonografia no Rio de Janeiro no bairro nobre de Duque de Caxias e venho tentando aumentar meu quadro de médico a vários anos e não consigo .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *