Posted on

Você sabe explicar por que nódulos parecidos possuem classificações BI-RADS diferentes?

Entenda o que levar em conta, além do das características dos nódulos encontradas nos exames de imagem

Imagem com glândulas mamárias humanas

Já foi mostrado aqui no Educa Cetrus quais características da mama e dos nódulos encontrados devem ser levadas em conta no BI-RADS para ultrassonografia e no BI-RADS para mamografia. No entanto, sabia que a avaliação do caso da paciente vai muito além disso?

Temos como exemplo as três imagens ultrassonográficas a seguir:

3 ultrassons de mama com características semelhantes, mas bi-rads diferentes

Apesar de apresentarem nódulos com características muito semelhantes, cada uma delas pode ser classificada em uma categoria diferentes do léxico:

O exame de imagem sem antecedentes pessoais não é suficiente

Por mais que durante o laudo você classifique um nódulo, ele só poderá ser encaixado dentro da classificação BI-RADS sabendo mais sobre o histórico da paciente:

  • Existem casos familiares de câncer de mama?
  • A paciente já apresentou nódulos anteriormente?
  • Qual é a idade da paciente?
  • Há quanto tempo o nódulo vem sendo acompanhado sem mudanças no padrão

Existem muitos outros fatores a serem levados em conta durante a análise de um ultrassom mamário. A experiência e o estudo aprofundado da classificação são importantes para estar preparado para construção de um laudo e para interpretação mais acurados.

Quer saber mais sobre o tema? Conheça o curso intensivo do Cetrus em Ultrassonografia Mamária

9 Replies to “BI-RADS: por que histórico do paciente é importante”

  1. Minha mãe morreu de câncer de mama, e eu tenho nódulos bi radis4. Pedi para a mastologista remover os nódulos – pelo menos este que já tive q fazer biopsia. Ela disse que não ia fazer, apenas acompanhar o crescimento. Reclamei de dor, ela disse que “segue o que a Sociedade Brasileira manda”.
    É isso mesmo que a Sociedade Brasileira determina? Eu sou obrigada a correr risco de vida e ficar sentindo dor?

  2. Gostaria de saber que na minha mamografia deu microcalcificaçoes residuais no quadrante superior lateral a esquerda em local de cirurgia prévia, com diagnóstico de hiperplasia ductal atípica ……

  3. Sonhei que estava com câncer no útero. Pedi pra fazer uma bateria de exames. Só que a mamografia deu Achados mamográficos negativos (classificação 1 do BI-RADS) Quero saber porque foi pedido para fazer uma ultrassom?

  4. Sonhei que estava com câncer no útero. Pedi pra fazer uma bateria de exames. Só que a mamografia deu Achados mamográficos negativos (classificação 1 do BI-RADS) Quero saber porque foi pedido uma ultrassom?

  5. depois que levei quatro tombo em cima da mama, durante uma vez por mês em maio/junho e julho, quando foi em agosto de 2020 notei um enorme caroço no peito esquerdo fui ao médico que me encaminhou para fazer mamografia, depois ultrassonografia, e até me telefonarem para fazer biópsia levou 11 meses pois em
    agosto 2021 faz um ano, mas não sinto dor, vou fazer biopsia dia 06 de julho 2021, DEUS queira que de tudo certo e seja benigno na f´[e.

    1. Aconteceu isso comigo também,eu que comia muito bwm derrepwnte perdi o apetite,tenho sentido muito injouo e ânsia,é muito difícil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *