Posted on

Confira as diretrizes baseadas em evidências para intervenções nas articulações facetárias no tratamento da dor espinhal crônica

Dores lombares são o primeiro fator de vida com deficiência nos Estados Unidos e comuns em todo o mundo

Pain Physician 2020; 23:S1-S127

Dor crônica na coluna axial com ou sem dor nas extremidades, cefaleias e dor na parede torácica são uma das principais causas de incapacidade e custos de saúde. Estudos mostram que a lombalgia está em primeiro lugar nos distúrbios que contribuem para mais anos vividos com deficiência nos EUA, enquanto a dor no pescoço vem em 3º lugar. Com base na literatura, os discos intervertebrais, articulações facetárias, dura-máter, raízes nervosas e articulações sacroilíacas têm sido apontados como fontes potenciais de dor na coluna e nas extremidades. Por isso, trouxemos este estudo de 2020 mostrando possíveis intervenções nas articulações facetarias. Confira o resumo e o link com a íntegra:

Background: A dor crônica na coluna é uma das principais causas de deficiência significativa e custos com saúde, sendo as articulações uma das causas comprovadas de dor.

Objetivo: Fornecer orientação baseada em evidências na realização de intervenções diagnósticas e terapêuticas em conjunto nas facetárias articulares.

Métodos: A metodologia utilizada incluiu o desenvolvimento de objetivos e questões-chave com a utilização de padrões confiáveis. A literatura relativa a todos os aspectos das intervenções das articulações facetárias foi revisada, com uma síntese da melhor evidência da literatura disponível e utilizando a classificação para as recomendações.

Limitações: As limitações dessas diretrizes incluem uma escassez de estudos de alta qualidade na maioria dos aspectos de diagnóstico e terapia.

Conclusões: Estas diretrizes de intervenção facetaria foram preparadas com uma revisão abrangente da literatura com avaliação da qualidade metodológica com determinação do nível de evidência e força das recomendações.

Palavras-chave: Dor lombar crônica, técnicas intervencionistas, bloqueios diagnósticos, intervenções terapêuticas, bloqueios de nervos articulares facetários, injeções intra-articulares, neurólise por radiofrequência.

Saiba mais sobre como praticar técnicas intervencionistas na Pós-Graduação em Intervenção em Dor do Cetrus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *