Posted on

Confira nosso infográfico explicando mais sobre as doenças do fígado e sua detecção

Hepatopatias são bastantes comuns, mas podem ser prevenidas
Hepatopatias são bastantes comuns, mas podem ser prevenidas

As hepatopatias são bastante prevalentes, mas podem ser prevenidas. Entre as principais medidas para isso a prevenção dos distúrbios metabólicos associados à esteatose, tratamento das hepatites B e C, redução da ingestão de álcool e o tratamento de doenças auto-imunes como colangiopatias e hepatites.

Orientar o paciente sobre a sua alimentação é fundamental, evitando alimentos ricos em açúcar, carboidratos refinados e frituras e privilegiando fontes de gorduras saudáveis (como azeite, peixes e oleaginosas), cereais integrais e seus derivados, frutas, legumes e verduras.

Quando as doenças hepáticas evoluem sem acompanhamento, há chances de o paciente apresentar um carcinoma hepatocelular. Apenas 9,8% dos pacientes com esse tumor são diagnosticados em estágio inicial.

Quer saber mais sobre esses quadros? Temos um infográfico muito completo que você pode baixar:

Para estudar esse tema mais afundo, conheça a programação da Pós-Graduação Híbrida em Hepatologia do Cetrus.

16 Replies to “Hepatopatias: como prevenir e detectar?”

  1. Gostaria saber se pode fazer atividade de física para idosa tem 60 anos pra cima. A minha mãe tem problema do fígado, idade dela e 66 anos. Ela fazia caminhada e academia de pilasce. Parou tudo. Gostaria saber se pode? Obrigada

  2. Gostaria saber se pode fazer atividade de física para idosa tem mais 60 anos. Quem tem problema do fígado, se pode sim ou não. A minha mãe tem problema do fígado, a idade dela e 66. Parou tudo atividade de física. Gostaria saber disso

  3. Tenho 60 anos tenho queimação no estômago faça tratamento com omeprazol e amanheco com gosto amargo na boca.podr ser problemas no fígado.

  4. Há um bom tempo trato esteatose hepática. Setembro/20 passei muito mal, estava bem grave. Fiz o tratamento, dieta, atividade física, melhorei muito.
    Em maio/21, fiz uma tomografia e exames laboratoriais, resultado está ótimo, mas , às vezes, ainda estou tenho dor do lado direito do abdômen, como antes. O que pode ser? Estou muito preocupada e com medo.
    Desde já, muito obrigada.

  5. Ah muitos anos que tenho gordura no fígado, porém nunca foi tratada devidamente, esse mês fiz exames de sangue de rotina , é meu TGO deu 360 e o TGP 94 é perigoso?

  6. Eu senti sempre um roe roe. Com o passar dos anos uma dor na lambar boca amargando e cheia de água.E muito enxou,a barriga enchada .A noite e onde mais encomada. E tendo com frequência inflamação na urina.
    Não sei o que .Acho que é fígado.Pois tem parantes que sofre disso.

    1. Como vcs podem não responderem as dúvidas acima ? Como podem publicar artigos sem feedback ? São pessoas dando relatos angustiadas e nenhuma palavra de retorno? Sinceramente , desejo que vcs olhem mais para dentro de vcs mesmo , empatia e amor altruista não faz mal e sim muito bem a vcs mesmo que

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *