Posted on

Testosterona para libido feminina? Confira consenso de como usar esse tipo de terapia em mulheres

J Clin Endocrinol Metab, October 2019, 104(10):4660–4666

Médico consultando estudo científico

É muito comum as mulheres chegarem ao consultório do endocrinologista pedindo o uso do gel de testosterona. Afinal, uma amiga indica para a outra e pronto: nasce uma tendência. “Eu até brinco que deveríamos colocar testosterona na água, assim todo mundo se beneficiava”, diverte-se a Dra. Carolina Ambrogini, uma das coordenadoras da Pós-Graduação em Sexualidade Humana do Cetrus.

Apesar da brincadeira, a especialista lembra que é importante entendermos que nem sempre o hormônio sozinho vai resolver o problema da paciente. Por isso, separamos esse artigo com um consenso sobre seu uso. Aproveite!

Resumo

Não há indicações claramente estabelecidas para terapia com testosterona em mulheres. No entanto, os médicos trataram mulheres com testosterona por décadas, com a intenção de aliviar uma variedade de sintomas, com benefícios e riscos incertos. Na maioria dos países, a terapia com testosterona é prescrita off-label, de forma que as mulheres usam formulações de testosterona aprovadas para homens com ajustes de dose ou terapias combinadas. Por causa dessas questões, surgiu a necessidade da construção de um Consenso Global sobre a terapia com testosterona para mulheres com base nas evidências disponíveis de ensaios clínicos randomizados de placebo/comparador.

Este Consenso foi desenvolvido, entre as organizações participantes, para informar aos profissionais de saúde sobre os benefícios conhecidos e os riscos potenciais da terapia com testosterona para mulheres. Os objetivos são fornecer orientações claras sobre quais mulheres podem se beneficiar da terapia com testosterona, identificar sintomas, sinais e condições para as quais as evidências não confirmam a prescrição de testosterona, explorar áreas de incerteza e identificar quaisquer práticas de prescrição ou redução de danos.

Leia a íntegra aqui:

2 Replies to “Consenso Global sobre o uso da terapia reposição hormonal com testosterona para mulheres”

  1. Muito bom o artigo, mas, minha experiencia com implante de testosterona isomolecular tem tido otimos resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *