Posted on

Confira os principais usos do ultrassom em doenças do sistema vascular

Documento da SBC discorre sobre as técnicas de exames nas principais estruturas vasculares e detalha os equipamentos disponíveis

Médico consultando estudo científico

O ultrassom é usado na medicina desde a década de 1940, e devido ao seu baixo custo, ampla aplicabilidade e não invasibilidade, é uma ferramenta diagnóstica importante para várias áreas. O documento que vamos apresentar hoje aqui é o Posicionamento da Ultrassonografia Vascular do Departamento de Imagem Cardiovascular (DIC) da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

Nele, os especialistas buscam uma forma de padronizar a interpretação dos exames e também elucidam as principais tecnologias em equipamentos, softwares e transdutores, além da abordagem do método para as principais estruturas vasculares e suas patologias, como artérias carótidas e vertebrais, aorta abdominal e ramos, artérias dos membros inferiores, fístulas arteriovenosas para hemodiálise e trombose venosa profunda. Além disso, o documento ainda detalha os usos do Doppler transcraniano e do contraste.

Confira na íntegra o texto aqui:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *