Posted on

15% dos sintomas nos pés que requerem cuidados médicos são causados pela fascite plantar

Dra. Mirella Salume, professora-assistente do curso intensivo de Tratamento por Ondas de Choque Guiado por Ultrassom do Cetrus, explica a etiologia e alterações ultrassonográficas do quadro

Pessoa com dor na sola do pé, sintom comum da fascite plantar

A fascite plantar (FP) é a causa mais comum de dor na região plantar do calcanhar e é responsável por até 15% de todos os sintomas nos pés que requerem cuidados médicos. Está associada a morbidade significativa, resultando em limitações de atividade para os pacientes afetados.

Saiba mais sobre o quadro:

Anatomia
Ilustração mostrando a fascia do pé

A fáscia plantar ou aponeurose plantar é a união das aponeuroses dos músculos superficiais plantares. É uma estrutura fibrosa e inelástica presente na planta do pé.

Na sua inserção proximal no processo medial da tuberosidade do calcâneo, é estreita e espessa, se tornando mais larga e fina distal e anteriormente, onde se divide em cinco cabeças, uma para cada dedo do pé, imediatamente proximal às cabeças dos metatarsos. É formada por 3 bandas:

  • Central: aponeurose do músculo flexor curto dos dedos;
  • Lateral: aponeurose do abdutor do quinto dedo;
  • Medial: ventre do músculo abdutor do hálux.
Causas da fascite plantar

É etiologia do problema é pouco conhecida. Acredita-se que seja causada pelo excesso de tensão e tração na inserção da fáscia plantar na tuberosidade do calcâneo, principalmente durante a marcha.

A sobrecarga mecânica, obesidade ou hábitos de trabalho de ficar em pé ou correr por muito tempo, pode contribuir para os sintomas. O que torna mais provável que seja um processo degenerativo crônico do que inflamação aguda.

Diagnóstico da fascite plantar

O diagnóstico é clínico. A fascite plantar é caracterizada por dor localizada na face interna do calcâneo, que geralmente piora com os primeiros passos pela manhã ou após um período de inatividade. No exame físico há sensibilidade localizada durante a palpação no local da inserção da fáscia.

Ultrassonografia
US da fascia sem fascite

Exame normal: estrutura fibrilar ecogênica com inserção no calcâneo

US mostrando uma fascite plantar

Exame alterado: aumento do calibre da fáscia, com hipoecogenicidade e heterogenicidade textural por focos ecogênicos de fibrose e anecóicos de microrupturas intrasubstanciais.

Tratamento das fascite plantar

As medidas conservadoras de tratamento incluem palmilhas, modificação de calçados, fisioterapia, exercícios de alongamento, talas noturnas e anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs).

Após o fracasso desses tratamentos conservadores, algumas abordagens alternativas como injeção de ortobiológicos, viscossuplementação e a terapia por onda de choque, podem ser administradas.

Para casos intratáveis, procedimentos cirúrgicos como fasciotomia são realizados.

Referência
  1. Roerdink RL, Dietvorst M, van der Zwaard B, van der Worp H, Zwerver J. Complications of extracorporeal shockwave therapy in plantar fasciitis: Systematic review. Int J Surg. 2017 Oct;46:133-145. doi: 10.1016/j.ijsu.2017.08.587. Epub 2017 Sep 7. PMID: 28890412.

9 Replies to “Fascite plantar: causas, tratamentos e como diagnosticar”

  1. Tenho esporão de calcâneo com fasceite e tendinite nos dois pes. Ja tomei antiinflamatorios, fisioteparias e nada ajuda. O q m aconselha por favor

  2. Bom dia, descobri que tenho fascina planta. E estou muito triste, tenho dores o dia e a noite inteira… estou com muito medo.

  3. Já faz quase um ano que ao acordar a sensibilidade nos pés é grande. Tenho que esperar sentado na cama até amenizar as dores. Notei um pedaço de carne móvel embaixo do pé direito com sensibilidade e no pé esquerdo o calcanhar não aguenta andar por muito tempo. O quê devo fazer e qual profissional devo procurar? Desde já, obrigado!

  4. Estou sentindo um incômodo na planta do pé . Tive COVID em abril com sintomas leves . Tomei a vacina e tive uma reação de uma semana com febre e falta de apetite. Durante esses dias surgiu esse incômodo e quando deito pela manhã tenho muita dificuldade para andar . Quando fico com os pés pendurados sinto também um incômodo..Qual especialista devo procurar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *