Posted on

15% dos sintomas nos pés que requerem cuidados médicos são causados pela fascite plantar

Dra. Mirella Salume, professora-assistente do curso intensivo de Tratamento por Ondas de Choque Guiado por Ultrassom do Cetrus, explica a etiologia e alterações ultrassonográficas do quadro

Pessoa com dor na sola do pé, sintom comum da fascite plantar

A fascite plantar (FP) é a causa mais comum de dor na região plantar do calcanhar e é responsável por até 15% de todos os sintomas nos pés que requerem cuidados médicos. Está associada a morbidade significativa, resultando em limitações de atividade para os pacientes afetados.

Saiba mais sobre o quadro:

Anatomia
Ilustração mostrando a fascia do pé

A fáscia plantar ou aponeurose plantar é a união das aponeuroses dos músculos superficiais plantares. É uma estrutura fibrosa e inelástica presente na planta do pé.

Na sua inserção proximal no processo medial da tuberosidade do calcâneo, é estreita e espessa, se tornando mais larga e fina distal e anteriormente, onde se divide em cinco cabeças, uma para cada dedo do pé, imediatamente proximal às cabeças dos metatarsos. É formada por 3 bandas:

  • Central: aponeurose do músculo flexor curto dos dedos;
  • Lateral: aponeurose do abdutor do quinto dedo;
  • Medial: ventre do músculo abdutor do hálux.
Causas da fascite plantar

É etiologia do problema é pouco conhecida. Acredita-se que seja causada pelo excesso de tensão e tração na inserção da fáscia plantar na tuberosidade do calcâneo, principalmente durante a marcha.

A sobrecarga mecânica, obesidade ou hábitos de trabalho de ficar em pé ou correr por muito tempo, pode contribuir para os sintomas. O que torna mais provável que seja um processo degenerativo crônico do que inflamação aguda.

Diagnóstico da fascite plantar

O diagnóstico é clínico. A fascite plantar é caracterizada por dor localizada na face interna do calcâneo, que geralmente piora com os primeiros passos pela manhã ou após um período de inatividade. No exame físico há sensibilidade localizada durante a palpação no local da inserção da fáscia.

Ultrassonografia
US da fascia sem fascite

Exame normal: estrutura fibrilar ecogênica com inserção no calcâneo

US mostrando uma fascite plantar

Exame alterado: aumento do calibre da fáscia, com hipoecogenicidade e heterogenicidade textural por focos ecogênicos de fibrose e anecóicos de microrupturas intrasubstanciais.

Tratamento das fascite plantar

As medidas conservadoras de tratamento incluem palmilhas, modificação de calçados, fisioterapia, exercícios de alongamento, talas noturnas e anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs).

Após o fracasso desses tratamentos conservadores, algumas abordagens alternativas como injeção de ortobiológicos, viscossuplementação e a terapia por onda de choque, podem ser administradas.

Para casos intratáveis, procedimentos cirúrgicos como fasciotomia são realizados.

Referência
  1. Roerdink RL, Dietvorst M, van der Zwaard B, van der Worp H, Zwerver J. Complications of extracorporeal shockwave therapy in plantar fasciitis: Systematic review. Int J Surg. 2017 Oct;46:133-145. doi: 10.1016/j.ijsu.2017.08.587. Epub 2017 Sep 7. PMID: 28890412.

28 Replies to “Fascite plantar: causas, tratamentos e como diagnosticar”

  1. Estou com faceite plantar, mas é di no calcanhar, como está dor vem desde mês 06/2019 , eu acho que está piorando, meu equilíbrio já não tenho mais, passei a usar bengala, fui ao médico sem resultados médico mal examinou, e mandou para fisioterapia que aqui na minha cidade eles mandam para faculdade medicina e vc fica por conta de alunos, não virou nada, piorou. Não consigo marcar outra consulta com o médico ora nãotem agenda aberta, o dia que abre logo esgota e assim já não aguento de dor e minha qualidade de vida já era, sou nova. Não aguento limpar uma casa, fazer um mercado, estou usando um calçado, acho que chama Babucci e macio, mas piorou.

  2. Acostumar com a dor e com a desconfiança de quem tá perto. Remédio
    só melhora temporariamente. Ninguém acredita, te culpam por dizer que está sentindo dor. Não desejo pra ninguém essa dor. Horrível! 😭🙏

  3. Olá, eu tenho 20 anos, estou sedentária e com sobrepeso muito grande, talvez até obesa, esses dias eu fui fazer aeróbica e desde então eu tô com essa dor forte ao pisar na região do calcanhar e no arco, será que esse esforço que fiz na aeróbica pode ter causado isso?

  4. Senti dor no pé em 2019, eu trabalhava como fiscal de caixa em um atacadista, ficava muito tempo em pé, agora. Agora trabalhar na mesma função e vou ficar muito tempo em pé. Gostaria de saber qual o melhor calçado pra usar? Pois estou com medo de ficar com o solado do meu Pé cheio de dores novamente e eu preciso trabalhar.

  5. Há mais de 3 anos tenho fascite plantar, quando descobri fui indicada a abandonar as rasteirinhas usar somente calçada que tenha um pouco de salto, até a havaiana eu levei para o sapateiro colocar a parte de trás mais alta, só assim meu problema foi resolvido

  6. Tenho fascite plantar há três anos a partir de então acabei com a minha qualidade de vida .de um pé já passou para o outro. .e muito triste tenho 50 anos .ja parei de viver com qualidade

  7. Estou sentindo muitas dores no calcanhar esquerdo fui ao médico e ele me pediu para fazer raio X dos pés mas nada acusou aí ele me mandou procurar um ortopedista este por último me mandou-me fazer uma ultrassonografia na qual foi notado facite plantar o que devo fazer agora

  8. Com muita dor no pé esquerdo fui ao ortopedista fiz exame de radiologia e o médico deu o diagnóstico de falsite plantarem, tomei triplex, melhorei, mas qdo fico muito tempo em pé ou andando, qdo sento e levanto quase não consigo andar de dores muito forte. So melhoro qdo deito por 02 horas. O que devo fazer?

  9. Posso conversar com alguém que me oriente? Estou há mais ou menos 1 semana com a fáscia do pé direito doendo muito!!! Principalmente no calcanhar, centro e lado externo do pé. Quando levanto, quase não consigo pisar. Só ando à pé e passo muito tempo em pé. Sou sozinha, tenho 70 anos e dependo de mim mesma para tudo…e à pé, Vou tentar tomar um antiinflamatório. Será que escalda pés ajuda? Ou bolsa de água quente…? Isso está ocorrendo justamente no pé onde o retorno venoso é pior que do outro pé. Se não melhorar com cuidados caseiro, em que tipo de médico devo ir? Essas pessoas que fazem desligamento neuro facial por compressão, podem ajudar?

  10. Olá, tenho dores ao lado externo dos pés ao caminhar. Quando estou inativo, e ando, sinto a sensibilidade e dor na região lateral externa dos dois pés. Será que é um sintoma de fascite plantar?

  11. Estou com fascite plantar nos pés perto dos dedos , além de doer ainda tem uma queimação horrível. Oq fazer?

    1. A um mes fui diagnosticada com fascinite plantar .fazia fucional precisi voltar a fazer exercicio

  12. Sinto muitas dores debaixo do pé, dói até o dedão e quando forço o pé para baixo começa a dar cãibras, fica difícil até para andar.

  13. SINTO dores muito fortes e dormência no meu pé esquerdo e formigamento na canela ao lado com pé e.com pequenos choques,isso da.canela até o pé, são dores horríveis que sinto à 1 ano e os médicos não descobriram o certo o que tenho

  14. Tenho esporão de calcâneo com fasceite e tendinite nos dois pes. Ja tomei antiinflamatorios, fisioteparias e nada ajuda. O q m aconselha por favor

  15. Bom dia, descobri que tenho fascina planta. E estou muito triste, tenho dores o dia e a noite inteira… estou com muito medo.

    1. Há mais de 3 anos tenho fascite plantar, quando descobri fui indicada a abandonar as rasteirinhas usar somente calçada que tenha um pouco de salto, até a havaiana eu levei para o sapateiro colocar a parte de trás mais alta, só assim meu problema foi resolvido

  16. Já faz quase um ano que ao acordar a sensibilidade nos pés é grande. Tenho que esperar sentado na cama até amenizar as dores. Notei um pedaço de carne móvel embaixo do pé direito com sensibilidade e no pé esquerdo o calcanhar não aguenta andar por muito tempo. O quê devo fazer e qual profissional devo procurar? Desde já, obrigado!

  17. Estou sentindo um incômodo na planta do pé . Tive COVID em abril com sintomas leves . Tomei a vacina e tive uma reação de uma semana com febre e falta de apetite. Durante esses dias surgiu esse incômodo e quando deito pela manhã tenho muita dificuldade para andar . Quando fico com os pés pendurados sinto também um incômodo..Qual especialista devo procurar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *