Posted on

Preparando-se para Prova de Título da CBR? 6 dicas de estudo com embasamento científico

Ter acesso a questões anteriores da prova e priorizar momentos de descanso são medidas importantes para garantir seus desempenho

Imagem de título do post sobre dicas para passar na prova de título da CBR

As Provas de Título de Especialista e Certificados de Área de Atuação da CBR estão chegando! E a menos de dois meses da prova teórica (que acontecerá dia 3 de outubro) é importante dar um gás nos estudos e encontrar formas eficientes de revisar e assimilar os conteúdos.

Para ajudar, consultamos artigos científicos para trazer dicas embasadas que melhorarão seus estudos! Confira:

1. Tenha um cronograma

Como falta pouco tempo para a Prova de Título da CBR, o ideal é se organizar! E não só para cobrir toda a matéria durante o período, como também para planejar pausas de descanso e relaxamento entre um momento de estudo e outro. De acordo com Cal Newport, professor da Universidade de Georgetown e autor do livro “How to become a straight-A student”, espaçar seu estudo em curtos períodos é uma estratégia mais eficiente para assimilar conhecimento.

Por exemplo, ter pequenos momentos de estudos todos os dias numa semana é mais eficiente para assimilar conhecimento do que uma maratona aos finais de semana. Assim, você pouco a pouco vai construindo seu conhecimento e estará pronto para uma revisão final mais intensa, como as que ofertamos nos cursos de Atualização e Preparatório para Prova de Título do Cetrus.

O Preparatório para a Prova de Título em US Geral é composto por 7 dias intensos de aulas com professores altamente capacitados e especializados no tema. Os temas são divididos de forma organizada, em blocos coesos, para ajudar na assimilação das matérias.

2. Mantenha seu ambiente de estudo organizado

É um conhecimento quase intuitivo que é necessário ter um lugar reservado aos estudos, mas é muito importante que este local também seja organizado e sem grandes distrações. A psiscóloga Sabine Kastner, da Universidade de Princeton (EUA), que estuda o córtex cerebral e a atenção, descobriu em um de seus estudos que a desordem visual pode prejudicar o foco, esgotando as funções cognitivas.

3. Estude as edições passadas da prova

Normalmente, exames recorrentes, como as Provas de Título da CBR, costumam seguir um padrão. Por isso, é sempre importante estar atento aos testes anteriores, para se acostumar com os modelos de perguntas e respostas. Por isso que o Cetrus disponibiliza para os alunos do Preparatório para Prova de Título em US Geral um banco online de questões respondidas e comentadas por nossos professores especialistas em cada assunto.

4. Explique o que você estudou a alguém

Ao revisar teoria, uma boa forma de verificar a consolidação do aprendizado é tentar explicar aquilo, com suas palavras, para outra pessoa. Só conseguimos fazer isso bem quando aquele conhecimento se tornou perfeitamente claro e compreensível para nós mesmos.

Essa dica, inclusive, é uma das bases para uma metodologia muito famosa de ensino ativo, a organização de seminários. Mas você pode colocá-lo em prática explicando o conteúdo para um amigo, colega ou até em voz alta para você mesmo.

5. Simule seu tempo de prova

Ao prestar um exame como a Prova de Título, tão importante quanto entender bem as matérias é estar familiarizado com o tempo de prova, e isso também pede treino! E não adianta só responder questões anteriores: estipular o mesmo tempo para resolver a mesma quantidade de questões é essencial para conseguir entender se está preparado par o dia D!

Simulados são essenciais para que você consiga se habituar com o ambiente e dinâmica da prova. No curso Atualização e Preparatório para Prova de Título em Ultrassonografia Geral do Cetrus você realiza no início e final do curso, a fim de mensurar não só o conhecimento assimilado, como também a performance nesse tipo de teste.

6. Antes da prova, descanse!

Por fim, e não menos importante, descanse antes da prova. Por mais que seja tentador passar os últimos dias estudando loucamente, a estratégia pode ter efeito contrário na produtividade e acabar te exaurindo.

Um estudo exposto no Encontro Anual da Sociedade Norte Americana de Neurociência comparou 72 estudantes divididos em três grupos: depois de estudarem um tema por 80 minutos, eles tiveram uma hora de intervalo em que poderiam dormir, ver um filme ou revisar o conteúdo. Depois foram mais 80 minutos de estudo e uma prova de 360 questões sobre o tema estudado.

Entre os três grupos, as melhores notas na prova foram justamente dos alunos que tiraram um cochilo. Depois de uma semana, mais um teste que mostrou que, ainda por cima, aqueles que usaram o intervalo para revisão do conteúdo tiveram os piores resultados em comparação aos outros dois grupos. O sono é importante para a fixação da memória, o que explica por que é importante dormir bem, inclusive antes da prova!

O curso Preparatório para Prova de Título em US Geral do Cetrus termina justamente 2 dias antes da prova, permitindo que você tire um deles para relaxar e maximar seu desempenho antes do grande dia!

Quer estar bem preparado para a Prova de Título em US Geral da CBR? Conheça mais do nosso curso de Atualização e Preparatório para Prova de Título em Ultrassonografia Geral 1ª Fase em nosso site

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *