Bloqueios da face para procedimentos estéticos: anatomia, doses e prevenção de complicações

Índice

A anestesia regional da face, realizada por meio de bloqueios de nervos terminais, pode ser uma estratégia útil em procedimentos estéticos que abrangem áreas extensas, atingem planos mais profundos ou exigem mínima distorção tecidual.

A anestesia tópica e a infiltração local direta resolvem boa parte dos procedimentos ambulatoriais de pequeno porte, mas podem apresentar limitações nesses cenários. No bloqueio de nervos terminais, o raciocínio é diferente: anestesia-se o território sensitivo antes da manipulação, reduzindo a necessidade de infiltração no sítio do procedimento e, consequentemente, a distorção dos tecidos.

Entretanto, o desafio é que a face concentra estruturas nobres em poucos centímetros. Há vasos calibrosos com trajeto variável, ramos motores do nervo facial entremeados aos planos profundos e forames cuja posição pode variar entre os indivíduos. Por isso, dominar os territórios sensitivos, o cálculo de dose e os sinais de alerta é fundamental para tornar a técnica mais previsível e reduzir o risco de complicações evitáveis.

Como escolher o bloqueio facial?

A escolha do bloqueio começa por uma pergunta simples: qual território sensitivo corresponde à área que será tratada?

A sensibilidade facial depende principalmente do nervo trigêmeo, com suas três divisões: V1 (oftálmica), V2 (maxilar) e V3 (mandibular). Além disso, uma faixa lateral da face e da região auricular recebe contribuição do plexo cervical superficial, especialmente do nervo auricular magno.

De modo geral, existem três estratégias de anestesia regional na face, e elas não são intercambiáveis. A tabela abaixo resume suas principais características e aplicações.

EstratégiaOnde a solução é depositadaVantagensLimitações
Infiltração local diretaNo próprio plano de trabalhoRápida e dispensa referências anatômicasPode distorcer o tecido no local da intervenção e exigir maior quantidade de pontos de infiltração em áreas extensas
Bloqueio de campoPerímetro ao redor da área cirúrgica, nos planos subcutâneosMenor distorção no centro do campoCobertura limitada a áreas pequenas e médias
Bloqueio de nervo terminal ou de forameA distância, em um ponto de referência anatômicoPode anestesiar um território sensitivo mais amplo sem a necessidade de infiltração diretamente no campo de trabalho, reduzindo a distorção tecidual localExige domínio anatômico e identificação precisa do forame

Assim, a infiltração local direta funciona bem em áreas pequenas. O bloqueio de campo é útil em exéreses de lesões cutâneas e em pequenas correções. Já o bloqueio de nervo terminal ou de forame pode ser vantajoso em áreas mais extensas, procedimentos mais profundos e situações nas quais a distorção tecidual é indesejável.

Leia também “Sedação com óxido nitroso“!

Como mapear o procedimento até o nervo alvo?

Na prática, o raciocínio pode seguir uma sequência simples: delimite a área a ser tratada, identifique o território sensitivo correspondente e, a partir disso, selecione o nervo cuja anestesia ofereça cobertura adequada para o procedimento. A tabela abaixo organiza esse raciocínio para algumas aplicações frequentes.

Área tratadaTerritório sensitivoNervo alvoProcedimentos típicos
Testa, glabela e pálpebra superiorV1Supraorbitário e supratroclearToxina botulínica em testa e glabela, exérese de lesões, procedimentos na região frontal
Têmpora e região temporal anteriorV2ZigomaticotemporalProcedimentos realizados na região temporal, conforme o território sensitivo envolvido
Região pré-auricular e temporal lateralV3AuriculotemporalProcedimentos na região pré-auricular e temporomandibular, conforme o território sensitivo envolvido
Pálpebra inferior, dorso nasal lateral, bochecha medial e lábio superiorV2InfraorbitárioPreenchimento malar, rinoplastia de preenchimento, lábio superior
Mento e lábio inferiorV3MentonianoPreenchimento de mento, toxina em mento, procedimentos em lábio inferior
Mucosa jugal e gengiva vestibular de molaresV3Nervo bucalProcedimentos intraorais
Região pré-auricular e terço lateral da têmporaV3 e plexo cervicalAuriculotemporal e grande auricularPreenchimento pré-auricular, procedimentos na transição temporomandibular

Além disso, o bloqueio guiado por imagem pode ser considerado quando a anatomia é atípica, existe cirurgia prévia na região ou o forame é de difícil identificação por palpação. A anestesia regional guiada por ultrassonografia pode ser utilizada em situações selecionadas como ferramenta complementar à avaliação anatômica, auxiliando na identificação de estruturas como nervos e vasos e na orientação da técnica.

Quais são as referências do supraorbitário, supratroclear e zigomaticotemporal?

O nervo supraorbitário emerge pelo forame ou incisura supraorbitária, na margem superior da órbita, a aproximadamente 2 a 3 cm da linha média, embora exista variação anatômica. A referência prática é a incisura ou o forame palpável na margem orbitária superior. Posiciona-se a agulha de maneira controlada e próxima à estrutura óssea, evitando penetração no forame, e a injeção deve ocorrer após aspiração cuidadosa.

O nervo supratroclear é mais medial e mais superficial. Ele passa pela região da incisura frontal, geralmente a cerca de 1,5 a 2 cm da linha média, e é responsável pela sensibilidade da glabela e da porção medial da testa e da pálpebra superior. Por isso, seu bloqueio pode ser útil em procedimentos realizados na região glabelar e frontal medial.

O nervo zigomaticotemporal é um ramo do nervo zigomático, pertencente à divisão maxilar (V2) do nervo trigêmeo. Ele percorre a região temporal e pode apresentar variações em seu trajeto e no ponto de emergência. Por isso, a identificação das referências anatômicas deve considerar a variabilidade individual. Portanto, sua anestesia pode cobrir parte da região temporal anterior, sendo considerada em procedimentos realizados nessa área. A abordagem deve levar em conta as estruturas vasculares locais, especialmente os vasos temporais superficiais.

NervoReferência anatômicaVolume habitualObservações
SupraorbitárioForame supraorbitário, 2,5 a 3 cm da linha média0,5 a 1 mLDifusão medial pode atingir o ramo palpebral superior
SupratroclearIncisura frontal, 1,5 a 2 cm da linha média0,3 a 0,5 mLInjeção próxima à glabela, com aspiração prévia
ZigomaticotemporalFossa temporal, junto ao arco zigomático0,5 a 1 mLAtenção ao trajeto da artéria temporal superficial

Ademais, esses bloqueios também exigem atenção especial à região orbitária e temporal. A proximidade com vasos como as artérias supratroclear e supraorbitária, além de outras estruturas vasculares da face, exige injeção cuidadosa, fracionada e com baixo volume por depósito.

Como anestesiar infraorbitário, mentoniano, bucal e auriculotemporal?

O nervo infraorbitário sai pelo forame infraorbitário, geralmente localizado cerca de 0,5 a 1 cm abaixo da margem inferior da órbita e alinhado aproximadamente ao eixo pupilar, embora haja variações anatômicas. A referência mais confiável é óssea: palpar a margem infraorbitária e identificar o forame em sua porção inferior. A anestesia cobre a pálpebra inferior, a bochecha, a porção lateral do nariz e o lábio superior, além de estruturas profundas relacionadas ao território infraorbitário. Por isso, o bloqueio pode ser útil em procedimentos no terço médio da face e no lábio superior.

O nervo mentoniano emerge pelo forame mentoniano, geralmente na região entre o primeiro e o segundo pré-molares. Sua anestesia cobre o mento e o lábio inferior, tornando o bloqueio útil em procedimentos realizados nessas regiões.

O nervo bucal é um ramo predominantemente sensitivo da divisão mandibular e fornece sensibilidade principalmente à mucosa jugal e à gengiva vestibular na região dos molares inferiores. Seu bloqueio é utilizado principalmente em procedimentos que envolvem esses territórios sensitivos. A abordagem é realizada na região da mucosa jugal, próxima ao ramo mandibular, com cuidado para evitar estruturas vasculares.

O nervo auriculotemporal acompanha a região dos vasos temporais superficiais e contribui para a sensibilidade da região pré-auricular e da porção lateral da têmpora. Portanto, sua anestesia pode ser utilizada em procedimentos na região temporomandibular e pré-auricular. A referência superficial é a região imediatamente anterior ao trago, entretanto, a relação com a artéria temporal superficial deve ser considerada durante a abordagem.

Quais são os sinais de alerta e os cuidados de segurança?

Independentemente do nervo escolhido, alguns princípios devem orientar a segurança do bloqueio facial:

  1. Realize aspiração antes da injeção, quando aplicável, como uma das medidas para reduzir o risco de administração intravascular. Uma aspiração negativa, entretanto, não exclui completamente a possibilidade de posicionamento intravascular.
  2. Injete de forma lenta e fracionada, utilizando pequenas alíquotas e pausas para reavaliar o paciente. Essa abordagem é uma medida de redução de risco e não elimina a possibilidade de injeção intravascular ou de outras complicações.
  3. Calcule a dose máxima do anestésico local conforme o peso do paciente, o agente utilizado, a concentração e a presença de vasoconstritor. A dose total deve considerar também outras infiltrações ou bloqueios realizados durante o mesmo procedimento.

Além disso, entre os sinais de alerta que exigem interrupção imediata da injeção estão dor intensa ou desproporcional durante a administração, palidez ou alteração súbita da coloração da pele, alterações visuais, sintomas neurológicos, zumbido, gosto metálico, parestesias periorais, tontura ou sinais cardiovasculares. Esses achados podem estar relacionados a toxicidade sistêmica por anestésicos locais ou a comprometimento vascular local, entre outras complicações. A identificação de sinais de alerta deve levar à interrupção da administração e à avaliação imediata do paciente, conforme os protocolos de emergência aplicáveis.

Leia mais sobre “Choque anafilático: atendimento na emergência“!

A capacitação profissional em anatomia aplicada, cálculo de dose e manejo de intercorrências sustenta protocolos clínicos consistentes. Esse conhecimento é relevante quando o profissional realiza procedimentos em regiões nas quais variações anatômicas podem modificar a abordagem. No curso, o conteúdo combina fundamentos teóricos, aulas práticas e discussão de casos clínicos.

Como integrar os bloqueios faciais à rotina clínica?

A incorporação dos bloqueios de nervos terminais à rotina depende de três fatores: domínio anatômico dos territórios sensitivos, padronização das doses e familiaridade com as referências de superfície. Esse conjunto de habilidades pode reduzir o desconforto durante o procedimento, diminuir a necessidade de infiltração no campo de trabalho e preservar melhor a anatomia local.

Além disso, a atualização na área inclui a utilização da ultrassonografia como ferramenta de apoio à identificação de nervos, vasos e referências anatômicas. Em situações selecionadas, a orientação por imagem pode complementar o conhecimento anatômico e auxiliar na escolha do ponto de abordagem. Esse movimento reforça a integração entre evidência científica, tecnologia em saúde e qualificação médica.

Em cursos de aperfeiçoamento voltados a procedimentos dermatológicos e estéticos, conhecimentos de anatomia aplicada, anestesia regional, técnicas de bloqueio e manejo de complicações podem ser integrados ao planejamento dos procedimentos. Dessa forma, o bloqueio facial passa a integrar o planejamento do procedimento, de acordo com a área tratada, a profundidade e as características anatômicas de cada paciente.

Pontos-chave

  • A anestesia regional da face por bloqueios de nervos terminais pode ser especialmente útil em áreas extensas, procedimentos em planos mais profundos e situações nas quais a mínima distorção tecidual é desejável.
  • A sensibilidade facial depende do nervo trigêmeo (V1, V2, V3) e do plexo cervical.
  • As três estratégias de anestesia regional na face (infiltração local direta, bloqueio de campo e bloqueio de nervo terminal) não são intercambiáveis.
  • O mapeamento parte da área tratada, passa pelo território sensitivo e chega ao nervo alvo com a folga necessária de cobertura.
  • Os bloqueios supraorbitário e supratroclear exigem atenção especial à região orbitária e glabelar, enquanto o bloqueio zigomaticotemporal requer atenção às estruturas vasculares e nervosas da região temporal.
  • Os bloqueios infraorbitário, auriculotemporal, mentoniano e bucal podem ser utilizados de acordo com o território sensitivo envolvido e as características do procedimento.
  • Aspiração prévia, injeção fracionada e cálculo de dose máxima são requisitos de segurança em qualquer bloqueio facial.
  • A ultrassonografia pode atuar como ferramenta complementar à avaliação anatômica e à orientação da técnica em situações selecionadas, especialmente quando a identificação das estruturas por referências superficiais é limitada.

Referências

Cite este artigo no seu trabalho

Para citar este artigo em outro texto, clique e copie a referência em formatação ABNT.

Citação copiada!

Compartilhe esta publicação:

Logotipo do Cetrus em versão branca

Cursos, masterclasses e e-books médicos gratuitos

Anúncio

Fique por dentro dos temas que realmente importam na prática médica atual.

Receba informações semanais sobre carreira, formação médica e novos conteúdos gratuitos.

CONFIRA NOSSA NEWSLETTER