Posted on

Quer usar o Doppler colorido nos vasos orbitais? Artigo orienta técnica de exame e anatomia vascular normal

Angélica Lemos Debs Diniz et al.

Radiol Bras. 2044;37(4): 287 – 290

Médico consultando estudo científico

São diversas os quadros oftalmológicos que alteram o padrão vascular ocular. E não só eles: vários autores publicaram sobre o método na avaliação da circulação orbital de gestantes portadoras de pré-eclâmpsia, visando a um melhor entendimento da fisiopatologia desta doença.

Para ajudar quem deseja usar o método do Doppler colorido nesses casos, trouxemos um estudo que descreve a anatomia normal da região orbital, bem como detalha a técnica de exame dopplervelocimétrico colorido.

Resumo

A dopplervelocimetria colorida é uma modalidade do exame ultrassonográfico que se expandiu rapidamente em todas as áreas da medicina, em virtude da sua riqueza de informações. A dopplervelocimetria colorida das artérias orbitais tem sido empregada no auxílio diagnóstico de doenças oftalmológicas, bem como para o estudo de doenças específicas como a pré-eclâmpsia. O objetivo deste estudo é descrever a anatomia normal da região orbital e detalhar a técnica de exame dopplervelocimétrico colorido, tendo em vista ser este um exame acessível e reprodutível. Acreditamos que surgirão novas aplicações deste método, que deverá ser inserido na prática diária do radiologista, visando à melhoria da qualidade do diagnóstico e seguimento das doenças oculares e sistêmicas.

Confira na íntegra do artigo aqui:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *