Posted on

Vale a pena fazer Pós-graduação em Cirurgia de Catarata do Cetrus?

Entenda por que a Pós-graduação em Cirurgia de Catarata do Cetrus é a melhor escolha para médicos oftalmologistas em busca de crescimento na carreira. Conheça as vantagens competitivas dessa especialização em oftalmologia.

Se você é um médico oftalmologista em busca de crescimento na carreira, é provável que já tenha considerado a possibilidade de estudar uma Pós-graduação em Cirurgia de Catarata. Afinal, a catarata é uma das principais causas de cegueira no mundo, e a demanda por cirurgias corretivas tem crescido significativamente nos últimos anos.

Neste artigo, vamos explorar em detalhes o que torna a Pós-graduação em Cirurgia de Catarata do Cetrus a melhor opção para a sua carreira.

Cenário do mercado de trabalho para oftalmologista no Brasil

De acordo com a Demografia Médica do Brasil, divulgada em 2023, existem 17.967 médicos especialistas em oftalmologia no país e o número tende a crescer. Um dos motivos dessa previsão de crescimento é que o número de escolas médicas não para de crescer e para alcançar espaço no mercado de trabalho uma especialização é imprescindível.

Esse cenário é um alerta para você que não quer apenas entrar no mercado de trabalho e sobreviver. Afinal, o excesso de profissionais contribui para uma redução e/ou congelamento do teto salarial. Para que esse não seja um empecilho na sua jornada, o ideal é que você busque continuar se atualizando e se capacitando profissional.

E como fazer isso? Simples, fique atento(a) às possibilidades de especialização na área. Observe quais são os problemas de saúde que mais crescem no país e que mais demandam médicos capacitados para diagnosticar e tratar e invista nessa área, como é o caso dito anteriormente sobre a catarata e a demanda de cirurgias reparadoras.

Como é a Pós-graduação em Cirurgia de Catarata do Cetrus?

A Pós-graduação em Cirurgia de Catarata do Cetrus é a melhor escolha para médicos oftalmologistas que desejam avançar em suas carreiras. Isso porque o Cetrus é reconhecido e respaldado pelo MEC e tem mais de 25 anos no mercado de ensino, o que assegura a qualidade do aprendizado oferecido aos estudantes. .
Esse curso foi desenvolvido para médicos oftalmologistas que buscam aprimorar suas habilidades e especializar-se nessa área em crescimento, com foco na cirurgia de catarata e na adoção das técnicas cirúrgicas mais atualizadas.

Abordagem prática para melhorar a execução da cirurgia

Outra característica importante do curso de Pós-graduação em Cirurgia de Catarata é a abordagem prática nas unidades presenciais do Cetrus, que têm laboratórios de anatomia para realizar procedimentos avançados. Dessa maneira, os alunos têm a oportunidade de:

  • atender pacientes reais,
  • realizar práticas em cadáveres fresh frozen e phantoms, esse material de estudo é uma exclusividade do Cetrus no Brasil.

A carga horária de 375 horas é distribuída ao longo de 12 meses, para garantir que o médico tenha uma imersão completa dentro desta frente de atuação do oftalmologista.

Corpo docente preparado para lidar com os desafios do dia-a-dia

O Dr. Bruno Miolo é professor de Oftalmologia, sendo mestre pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e médico cirurgião de catarata pela USP. Tem ampla experiência como Médico Oftalmologista Cirurgia de Catarata em hospitais renomados, como Oftall, HMCC e Oftalmos.
Além disso, ele também tem vivência na rede pública, o que permite ao aluno ter mais informações sobre como encarar a falta de recursos e ainda assim prestar um bom atendimento ao paciente.

Médico oftalmologista com pós-graduação em cirurgia de catarata realizando cirurgia especializada

O que você irá aprender na Pós-graduação em Cirurgia de Catarata do Cetrus?

A Pós-graduação em Cirurgia de Catarata do Cetrus tem um currículo que prepara o médico oftalmologista para as vivências da área. Isso porque o curso aborda todos os tópicos relevantes nessa área e é ministrado por profissionais renomados e experientes em cirurgia de catarata.
Abaixo, destacamos os principais tópicos que você irá aprender ao longo da pós-graduação:

Introdução à cirurgia de catarata e atendimento pré-operatório

Neste módulo, você receberá uma introdução sólida à cirurgia de catarata e aprenderá como realizar um atendimento pré-operatório eficaz, garantindo a segurança do paciente.

Equipamentos e técnica cirúrgica de facoemulsificação

Esta disciplina vai te ajudar a dominar os equipamentos e a técnica de facoemulsificação, que é essencial para uma cirurgia de catarata bem-sucedida. Este módulo fornece o conhecimento prático necessário para a vivência do oftalmologista.

Biometria e lente intraocular

Este módulo aborda orientações para que o profissional de medicina não tenha dúvidas sobre como escolher a lente intraocular mais precisa para cada paciente, garantindo resultados melhores para o prognóstico do paciente.

Complicações no intraoperatório e pós-operatório

Nesta etapa do curso, o aluno irá explorar estudos de casos, aprender a lidar com complicações durante a cirurgia e gerenciar complicações no pós-operatório de rotina.

Resolução de complicações e montagem de um bloco cirúrgico

Esta disciplina tem como foco garantir o desenvolvimento e habilidades para conseguir resolver as principais complicações cirúrgicas Além disso, o estudante aprende como montar um bloco cirúrgico completo, de acordo com as normativas.

Novas tecnologias em facoemulsificação e empreendedorismo

Este módulo mantém o médico oftalmologista atualizado sobre as mais recentes tecnologias em facoemulsificação e o orienta a empreender com sucesso na área oftalmológica.

Lente intraocular de alta tecnologia e casos desafiadores

Nesta etapa, o aluno terá contato com as tecnologias de lentes intraoculares avançadas e participará de discussões de casos clínicos desafiadores.

Iniciação Científica (Módulo EaD)

O curso, em especial esse módulo, possibilita que o profissional de medicina participe de projetos de pesquisa e iniciação científica a distância. A aproximação com o lado acadêmico da especialidade é fundamental para garantir a expansão plena dos conhecimentos adquiridos no curso. Além disso, é uma forma de iniciar a jornada para se tornar uma autoridade oftalmologia.

Por que escolher a Pós-graduação em Cirurgia de Catarata do Cetrus?

A Pós-graduação em Cirurgia de Catarata do Cetrus é pensada para capacitar médicos oftalmologista a enfrentarem os desafios do dia-a-dia nas cirurgias desta patologia, dando recursos melhores para que tenham mais confiança na execução de procedimentos avançados.

O curso do Cetrus é completo em todos os aspectos e ao final da capacitação o profissional de medicina estará capacitado para:

  • tomar decisões embasadas nas práticas médicas mais atualizadas.
  • aprender a lidar com complicações, aplicando as abordagens mais eficazes em cada caso.
  • escolher a lente intraocular de maneira adequada, otimizando os resultados de cada caso médico.

Outra vantagem da especialização é que o médico consegue aprimorar suas habilidades de gerenciamento para coordenar todo o processo cirúrgico.

Sendo assim, investir na Pós-graduação em Cirurgia de Catarata do Cetrus é um passo importante para impulsionar sua carreira e se estabelecer como um especialista em cirurgia de catarata.

Vantagens da Pós-graduação em Cirurgia de Catarata do Cetrus

A Pós-graduação em Cirurgia de Catarata do Cetrus é a sua rota para se tornar um especialista altamente qualificado nesta área crítica da oftalmologia, equipando-o com o conhecimento e as habilidades necessárias para oferecer atendimento excepcional aos seus pacientes.

A escolha pela especialização em oftalmologia do Cetrus oferece uma série de vantagens competitivas para médicos que querem aprimorar suas habilidades.
Confira seis motivos que fazem a Pós-graduação do Cetrus impulsionar a carreira médica:

Primeira pós-graduação de cirurgia de catarata no Brasil

A Pós-graduação em Cirurgia de Catarata do Cetrus é pioneira do gênero no Brasil. Ela oferece uma imersão teórica e prática abrangente no tema, garantindo que você esteja na vanguarda do conhecimento e das técnicas cirúrgicas.

Liberdade para moldar seu processo de aprendizado

A pós-graduação do Cetrus tem uma metodologia que garante a flexibilidade do aprendizado. O aluno consegue encaixar com tranquilidade os horários de aula em sua rotina de trabalho.

Participação em cirurgias reais

Você terá a oportunidade de participar de cirurgias reais e adquirir uma experiência prática valiosa. Esse momento também ajuda os alunos a adquirirem experiência empírica, ao verem médicos experientes operando pessoas e até tendo que lidar com complicações.

Prática com equipamentos de alta tecnologia

Além das cirurgias práticas, você trabalhará com equipamentos e dispositivos de última geração. Isso significa que você estará familiarizado com as tecnologias mais avançadas, preparando-o para oferecer cuidados mais precisos para os seus pacientes.

Corpo docente altamente qualificado

Os professores são cirurgiões experientes, com um alto volume cirúrgico e uma ampla vivência em centros de referência renomados. Para além da apresentação das aulas e das práticas, o estudante tem espaço para tirar dúvidas e compartilhar experiências profissionais com grandes nomes da oftalmologia.

Discussão de casos clínicos e cirúrgicos

A pós-graduação inclui discussões aprofundadas de casos clínicos e cirúrgicos. Com isso, o curso ajuda o médico a se preparar para enfrentar as situações comuns e até desafiadoras na área com maior confiança e eficiência.

Ainda não conhece o Cetrus? Entenda por que essa é a melhor escolha para a sua pós-graduação.

Quer ser um aluno da Pós-graduação em Oftalmologia do Cetrus?

Não há dúvidas de que a Pós-graduação em Cirurgia de Catarata é a melhor opção para o médico oftalmologista que busca a excelência no atendimento.

A ementa do curso é pensada em dar ao médico os conhecimentos técnicos e as habilidades específicas da área e comportamentais para que ele se torne um especialista de destaque na oftalmologia.

Para além de ter um currículo abrangente, a pós-graduação do Cetrus tem um corpo docente de excelência. Não perca a oportunidade de mudar a sua carreira profissional ao ter acesso às técnicas cirúrgicas mais avançadas e às mais recentes inovações no tratamento da catarata. Inscreva-se na Pós-graduação em Cirurgia de Catarata do Cetrus hoje mesmo e dê o próximo passo em direção ao sucesso.

2 Replies to “Vale a pena fazer Pós-graduação em Cirurgia de Catarata do Cetrus?”

  1. Gostaria de saber sobre a pós graduação de cirurgia de catarata , duração e local onde é realizadas ? próxima turma irá iniciar quando ?

    1. Boa tarde:
      Gostaria de saber sobre a pós graduação de cirurgia de catarata , duração, costo e local onde é realizadas ? próxima turma irá iniciar quando ? Eu sou de Equador

Comments are closed.