Posted on

Neurossonologia é a aplicação do ultrassom para doenças neurológicas

Saiba mais sobre essa área e o Doppler transcraniano no novo episódio do Med Talks, o Podcast do Cetrus

Episódio do MedTalks sobre neurossonologia e Doppler transcraniano

Quando o Doppler transcraniano começou a ser usado em 1982, iniciou-se um movimento de explorar o uso do ultrassom para o diagnóstico e acompanhamento das doenças neurológicas, que culminou em uma área chamada de Neurossonologia. “Na verdade, o movimento é mais antigo, pois a ultrassonografia começou estudando o desvio de linha média do cérebro, na década de 1950. Mas devido a limitações técnicas, partiu-se para o estudo de outras áreas”, explica o neurologista Dr. Marcos Lange, coordenador da Pós-Graduação em Neurossonologia do Cetrus.

Ele explica que hoje, além do Doppler transcraniano, temos o uso do ultrassom para várias outras áreas, desde periféricas como nervos e músculos até a parte de pacientes críticos, com avaliação da pressão intracraniana. O desenvolvimento da tecnologia ajudou muito a visualizar melhor o cérebro, aliado a brechas que temos no osso do crânio.

Esse conhecimento é útil para diversas especialidades. “Hoje conseguimos abranger todas as subáreas da neurologia, como os distúrbios de movimento, então a neurossonologia está em todo lugar”, explica a neurologista Dra. Danyelle Sadala, neurologista e coordenadora do ambulatório de Neurossonologia da Santa Casa de São Paulo. Fora que o profissional que trabalha fazendo exames de ultrassom pode agregar ao trabalho dele essa ferramenta adicional em seus estudos.

Para entender mais sobre essa área, conversamos com o Dr. Lange e a Dra. Danyelle Sadala no novo episódio do MedTalks, o Podcast do Cetrus. Ouça a íntegra:

Ou, se preferir, nos veja direto no YouTube ou ouça pelo SpotifyDeezer ou Google Podcasts. Não esqueça de nos seguir nesses canais, para ser notificado sobre os próximos episódios!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *