Três técnicas de metodologias ágeis para implantar no consultório
A aplicação de metodologias ágeis não está restrita à gestão de projetos, seu uso vai além, podendo ser usadas em qualquer empreendimento!
A utilização de metodologias ágeis é mais acessível do que muitos imaginam. Não estando restrita à gestão de projetos, seu uso vai além, podendo ser aplicada em qualquer negócio. Além disso, os métodos oferecem vantagens como adaptabilidade, flexibilidade, produtividade, cooperação entre as equipes e facilitação na comunicação.
A seguir você confere três técnicas de metodologias ágeis para você implantar no seu consultório ou clínica e aumentar os seus resultados. E temos como um bônus a indicação de uma metodologia para criar objetivos mais precisos para seu negócio!
Scrum: o que preciso saber e como aplicar?
Criado por Jeff Sutherland, o Scrum foi desenvolvido inicialmente para ser utilizado na gestão de projetos de Software. Porém, seu uso não está restrito à área de desenvolvimento, podendo ser aplicado em qualquer negócio.
O método se torna uma opção extremamente interessante para consultórios e clínicas por oferecer sinergia entre os setores e a compreensão dos pontos positivos e negativos que precisam ser trabalhados, bem como a listagem dos objetivos a serem alcançados por ordem de prioridade e a definição dos prazos para alcançá-los.
Rituais
Para isso, a equipe passa por uma série de rituais empregados no método, que são:
- Product Backlog: definição dos objetivos do projeto e quais tarefas precisam ser realizadas para que ele aconteça;
- Sprints: referente aos ciclos do projeto, elas são prazos para a realização de determinadas tarefas, normalmente com a duração de semanas;
- Sprint Backlog: é a divisão de quantas tarefas cabem em cada ciclo;
- Sprint Planning Meeting: reuniões que ocorrem no início de cada ciclo para planejar e organizar os objetivos a serem trabalhados durante aquele período;
- Daily Scrum: reunião diária para analisar o andamento do projeto e como estão indo as tarefas;
- Sprint Review Meeting: reunião que ocorre no final de cada ciclo, para apresentação das melhorias implementadas ou resultados obtidos naquele período;
- Project Review Meeting: reunião ao final do projeto como um todo, para entender os aprendizados após esse período.
Normalmente, antes de um projeto começar os líderes definem quais passos devem ser feitos durante o Project Backlog.
Depois, define-se a duração da Sprint e o que será realizado em cada um desses ciclos, com uma reunião inicial de distribuição das tarefas (Planning Meeting) e outra fazendo o balanço daquele período (Sprint Review Meeting).
Ao longo da Sprint, são feitas reuniões diárias curtas (Dailys) em que a equipe diz o que tem sido feito e suas dificuldades.
A finalidade de dividir o tempo em Sprints é poder ir sempre avaliando o andamento total do projeto e se é preciso mudar rumos ou tarefas.
Dica para implementar metodologias ágeis (Scrum) no consultório
Se você gostou do Scrum e deseja implementá-lo é essencial ter em mente que:
- As reuniões precisam acontecer diariamente, mesmo que rápidas;
- O andamento do projeto precisa ser mostrado de forma visual;
- A equipe precisa ser pequena;
- Não é necessário nomear uma função para cada membro da equipe;
- É importante organizar as demandas;
- Monitorar o tempo que está sendo gasto no projeto.
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Lean: o que preciso saber e como aplicar?
A metodologia Lean é mais focada em projetos menores e objetivos, em que se mapeia os desperdícios que estão ocorrendo dentro da empresa e pensa-se em soluções efetivas para eliminá-los. Através da metodologia é possível:
- Reduzir os custos;
- Diminuir a dificuldade das tarefas realizadas;
- Melhorar a qualidade nas entregas;
- Aumentar a produtividade dos funcionários;
- Facilitar o compartilhamento de informações.
Metodologias ágeis Lean Thinking no seu consultório
Para aplicar esse método você deve entender o Lean Thinking, os princípios que o norteiam, que são:
- Valor: referente ao serviço prestado e como ele impacta o valor percebido pelo cliente;
- Fluxo de valor: entender quais pontos do seu negócio influenciam no aumento da percepção de valor e como podem ser melhorados;
- Fluxo de valor contínuo: após melhorar os pontos falhos do seu negócio é possível minimizar o tempo do procedimento, diminuir os erros e entregar um atendimento de maior qualidade;
- Produção puxada: mapeamento dos desperdícios envolvidos nos processos, de modo a eliminá-los e aprimorar suas execuções;
- Perfeição: Nesse caso não se deve levar “ao pé da letra” o significado da palavra. A perfeição aqui mencionada refere-se a busca contínua por melhorias nos processos do negócio.
Para entender melhor como aplicá-lo no seu dia a dia, você pode buscar o livro “O Modelo Toyota: 14 Princípios de Gestão do Maior Fabricante do Mundo” (Editora Bookman).
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Kanban como uma das metodologias ágeis ideais para aplicar no consultório
O método Kanban é um dos mais famosos devido à sua adaptabilidade para todos os tipos de negócios. Sua aplicação é simples e permite uma visualização completa das atividades, proporcionando bom andamento dos processos e facilidade na comunicação entre o gestor e membros da equipe.
Esse modelo ficou muito famoso pelos esquemas feitos em paredes com as três colunas e as atividades colocadas em post its coloridos, sendo passadas de um step para o outro conforme sua execução. Ele pode ser implementado junto com o Scrum, mistura conhecida como Scrumban.
Antes de aplicar o Kanban é importante que você entenda os dois tipos de fundamentos (gerenciamento de mudanças e entrega dos serviços) do método.
Fundamentos do gerenciamento de mudanças
- Não é necessário implementar novos procedimentos, você pode usar os processos já existentes e melhorá-los;
- Adesão de mudanças incrementais e evolutivas nos processos;
- Incentivo à liderança em todos os setores do seu negócio.
Fundamentos da entrega de serviços
- Focar nas demandas e expectativas dos seus clientes;
- Gerenciar o trabalho em todos os níveis do seu negócio;
- Revisão contínua dos serviços prestados e da política de trabalho adotada.
Depois dos fundamentos dominados, chegou à hora de aplicar o Kanban, para isso você deve criar um quadro e dividi-lo da seguinte forma:
- To Do: atividades a serem realizadas;
- Doing: atividades que estão em andamento;
- Done: atividades concluídas, avaliadas e aprovadas pela equipe.
Você pode ler mais sobre ele no livro: “Kanban: Mudança Evolucionária de Sucesso para seu Negócio de Tecnologia”.
Bônus: Técnica de objetivos Smart
Na metodologia Smart, o foco está na criação de objetivos realistas e possíveis de serem atingidos pelo negócio. A aplicação do método se baseia em 5 fundamentos de acordo às letras do seu nome, sendo eles:
- S (Specific) – O objetivo definido deve ser específico e alcançado por etapas;
- M (Measurable) – A meta deve ser mensurável;
- A (Attainable) – Os objetivos devem ser alcançáveis para a equipe;
- R (Relevant) – As metas definidas devem ser relevantes no resultado final do negócio ou processo;
- T (Time-related) – É necessário definir uma data limite para a entrega do projeto.
A aplicação da técnica Smart no consultório ou clínica possibilita alguns benefícios tais como:
- Compreensão dos processos executados no seu consultório/clínica;
- Aumento da produtividade da sua equipe no cumprimento das tarefas;
- A técnica pode ser utilizada por qualquer pessoa.
Vale lembrar
Antes de escolher uma das metodologias apresentadas, é importante que você olhe com carinho para o seu negócio, analisando pontos fortes e fracos e processos utilizados. Assim, você conseguirá definir qual método é mais efetivo no seu consultório ou clínica.
Livros sobre metodologias ágeis que podem ser aplicadas no consultório
Para te ajudar a aprender mais sobre as metodologias ágeis abordadas, deixamos algumas indicações de livros para você dar uma conferida.
- Gestão ágil de projetos: As melhores soluções para suas necessidades
- Scrum: A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo
- O Modelo Toyota: 14 Princípios de Gestão do Maior Fabricante do Mundo
- Kanban: Mudança Evolucionária de Sucesso para seu Negócio de Tecnologia
- Como Construir Objetivos e Metas Atingíveis
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Os médicos, durante sua formação, são habilitados apenas para serem bons técnicos em saúde dentro da sua especialidade, não tendo contato com assuntos importantes como gestão e negócios. Assim, quando decidem empreender, a gestão de um consultório ou clínica se torna um grande desafio. Diante disso, a necessidade de conhecimento sobre práticas, metodologias e ferramentas gerenciais se torna de suma importância para que o médico possa administrar e tomar as melhores decisões estratégicas para seu negócio, de modo que obtenha lucro e crescimento sustentável no longo prazo.
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- Realizar a gestão do seu consultório ou clínica, de forma eficiente, utilizando metodologias adequadas e modernas de gestão;
- Compreender a importância dos seus diferentes papéis (técnico, administrador e gestor) dentro do seu negócio;
- Criar um mapa de oportunidades de negócios para o seu empreendimento;
- Identificar processos administrativos, descrevê-los e realizar acompanhamento;
- Criar um planejamento estratégico baseado nas metas estabelecidas; e mais.