Posted on

Por que investir na área de gestão hospitalar? Veja oportunidades desse mercado

Crise sanitária do último ano mudou o cenário da área da saúde, pedindo profissionais mais bem preparados

Homem falando sobre o mercado de gestão hospitalar

De acordo com a pesquisa “Perspectivas globais para o setor de saúde 2021” da Deloitte, divulgada em abril, os gastos com saúde devem aumentar em 4% entre 2020-24, acima dos 2,8% entre 2015-19. De fato, a crise sanitária que estamos vivendo desde o ano passado mudou o mercado da saúde, criando novos negócios para atender essa demanda e que continuarão existindo devido às sequelas deixadas pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2).

Esses novos negócios pedem um tipo de administração mais especializado, o que abre um grande leque de possibilidades aos tecnólogos em Gestão Hospitalar. Para gerir uma empresa de saúde é preciso entender diversas frentes, já que é necessário lidar com demandas de clientes (a entrada dos pacientes, agendamento de consultas, protocolos de atendimentos e dados no sistema interno), administração de insumos (desde os equipamentos das salas de consulta e exames, até o material como remédios e curativos), além de manejar o pagamento via convênios de saúde e particulares. Tudo isso atendendo às regras de biossegurança.

Tanto que a remuneração para um gestor hospitalar normalmente começa em R$ 3.400 reais e chega ao teto de R$ 9.925,05, de acordo com o site salario.com.br

Mercado em atualização

A mesma pesquisa da Delloite mostrou como o mercado tem apresentado mudanças, questões como a digitalização da saúde — não só com consultas virtuais, mas com o uso de dispositivos tecnológicos para monitoramento da saúde –, foco na prevenção e bem-estar e formação de novas parcerias entre os negócios de saúde e empresas de outros setores que estão interessadas em investir na área.

Com isso, é importante que o gestor destes negócios esteja preparado para operacionalizar essas novas demandas, atento ao mercado e atualizado. Tanto que, de acordo com o Guia do Estudante da Editora Abril, os donos destes negócios, que costumam ser médicos, têm preferido delegar essa função a pessoas especializadas em gestão e processos, desde que também tragam uma visão de saúde.

Na graduação do Cetrus você encontra tudo isso!

O curso de graduação em Gestão Hospitalar do Cetrus traz sua matriz curricular dividida em quatro núcleos norteadores: Gestão Organizacional, Estratégia em Saúde, Qualidade e Sustentabilidade e Inovação e Empreendedorismo, com o objetivo de desenvolver competências que se espera do gestor em saúde neste novo cenário.

O curso garante formação básica sólida, com espaços amplos e permanentes de ajustamento às rápidas transformações sociais geradas pelo desenvolvimento do conhecimento, das ciências, da tecnologia e da área de saúde. Com isso, o aluno estará apto a se adaptar a todas as mudanças que podem surgir com a evolução da tecnologia na área de saúde.

Além disso, o aluno terá contato direto com a Clínica Escola Cetrus, que atende pacientes do SUS e ligados a ONGs nas práticas de seus cursos para médicos, possibilitando ao aluno vivenciar todos os processos de atendimento, desde a captação do paciente, recepção, atendimento, administração e gestão.

Saiba mais sobre a Graduação em Gestão Hospitalar do Cetrus em nosso site

6 Replies to “Gestão hospitalar: saiba mais sobre o mercado de trabalho”

  1. Sou tec de enfermagem mais quero ter uma Nova oportunidade de conhecimento como diz o saber não ocupa lugar neh rsss e gostaria de mudar de profissão gostaria de saber mais sobre curso gestão hospitalar. Grata!!

  2. Sou enfermeira ex- militar temporária do exército Brasileiro. Vcs como empresa terceirizam os hospitais militares? Caso sim ,como faço para uma oportunidade? Desde já fico grata! Pela atenção!

  3. Sou cursada de Atendente de farmacia, Busco nessa área uma oportunidade de emprego, no qual quero me dedicar e aprender a cada dia….

  4. Gestao hospilar uma área que me identifiquei muito um mercado que tem muitas possibilidade de crescimento de fazer uma boa carreira estou no primeiro semestre e estou adorando esse comecinho de estudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *