Posted on

O Sistema Ventricular

Tem origem no período embrionário, a partir da porção central do tubo neural. Ele será composto pelos ventrículos laterais, terceiro e quarto ventrículos. O quarto ventrículo é a primeira estrutura a surgir, apresentando o seu processo de formação em diferentes estágios. Em torno de 4-5 semanas, na região do rombencéfalo, o topo do cérebro já é visível, indicando assim a formação do quarto ventrículo.

O aqueduto cerebral possui este nome pois a sua origem vem da cavidade do mesencéfalo, que no período embrionário apresenta-se como uma estrutura de largas dimensões. Com o evoluir da gestação, entretanto, a cavidade mesencefálica adquire um aspecto cada vez mais tubular, semelhante ao de um aqueduto.

É importante destacar que as cavidades do tubo neural não desaparecem quando o sistema nervoso central apresenta a sua forma final do desenvolvimento. Estas estruturas sofrem modificações e transformam-se nas cavidades dos ventrículos laterais, terceiro e quarto ventrículos. A comunicação entre o terceiro ventrículo e os ventrículos laterais se estreita gradualmente até formarem o forame interventricular.

Durante o período embrionário e a porção inicial do período fetal o córtex ainda é pouco desenvolvido e possui uma fina espessura, em contraposição o sistema ventricular é relativamente largo. Com o passar do tempo o córtex se espessa e os ventrículos passam a ocupar um volume relativo cada vez menor.

Inicialmente os ventrículos laterais possuem um formato mais esférico, mas com o crescimento do corpo estriado as cavidades dos ventrículos laterais passam a adquirir o seu clássico formato em Ç e, simultaneamente, tornam o formato do aqueduto ainda mais estreito.

Os plexos coroides se desenvolvem primeiramente no teto do quarto ventrículo, em seguida nos ventrículos laterais e por último no terceiro ventrículo. Os plexos coroides são bem volumosos nos ventrículos laterais durante o período embrionário e na vida fetal, sendo facilmente visualizados na ultrassonografia obstétrica

Dr. João Fidêncio Barreto Campos
> Médico Ultrassonografista Geral;
> Membro do Núcleo Técnico de Conteúdo do Cetrus.

One Reply to “O Sistema Ventricular”

  1. Boas aulas , bastante informativas e complementares ao exame morfológico que já fiz na Cetrus . Obrigado.
    Boa tarde . Nelson .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *