Posted on

Tecnologia na Medicina Fetal: avanços, impactos e perspectivas

A medicina fetal tem como objetivo avaliar a saúde do feto antes do nascimento, permitindo intervenções personalizadas e precoces. Com o avanço das tecnologias de ponta, essa abordagem passou por um significativo processo evolutivo, proporcionando uma visão mais completa do desenvolvimento fetal e gerando diversos outros benefícios em relação à saúde gestacional. Por isso, os médicos que dominam tais tecnologias podem contar com uma ferramenta poderosa na sua prática clínica, fazendo da tecnologia uma grande aliada.

Avanços da medicina fetal e suas tecnologias

Diante de tantas inovações que a tecnologia tem trazido para a área da saúde, pode ser desafiador acompanhar todas elas. Para te ajudar a se manter bem informado, listamos algumas dessas tecnologias a seguir:

Sequenciamento Genômico

Em primeiro lugar, apresentamos aqui um dos marcos mais relevantes na medicina fetal que é o sequenciamento genômico. Dessa forma, estudos como o Projeto Genoma Humano abriram caminho para técnicas mais avançadas, permitindo a identificação precoce de anomalias genéticas.

Além disso, pesquisas recentes, como o estudo publicado na revista “Nature”, destacam a eficácia do sequenciamento genômico na detecção de doenças genéticas antes mesmo da concepção, proporcionando aconselhamento genético personalizado.

Ultrassonografia Avançada

Em segundo lugar, apresentamos a ultrassonografia, que embora seja amplamente reconhecida, também está constantemente evoluindo para oferecer imagens cada vez mais nítidas e detalhadas.

Com a finalidade de trazer mais informações, a revista “Ultrasound in Obstetrics & Gynecology” mostra algumas pesquisas que destacam a precisão da ultrassonografia 4D na detecção de anomalias estruturais e no acompanhamento do desenvolvimento fetal. É possível ver que a utilização desta tecnologia aprimora significativamente o diagnóstico, visto que, fortalece o vínculo emocional entre os pais e o feto, oferecendo uma experiência visual única.

Dispositivos de Monitoramento Fetal

Em terceiro lugar, outra área que tem evoluído ao longo dos anos é a tecnologia de monitoramento fetal. Uma vez que os dispositivos para monitorar o bebê antes do nascimento estão ficando mais avançados, como os Cardiotocógrafos, que agora têm modelos menores e mais fáceis de transportar, além de outros que podem ser operados de maneira remota.

Além disso, já existem também os aplicativos de celular que facilitam ao médico acompanhar as principais informações do paciente.

Segundo os estudos publicados no “American Journal of Obstetrics and Gynecology” esses dispositivos são eficientes na detecção precoce de alterações no ritmo cardíaco do feto, além de permitir intervenções rápidas e, dessa forma, diminuir os riscos associados a complicações durante o parto.

Inteligência Artificial em Sistemas de Medicina Fetal

Em último lugar, um novo cenário promissor é a aplicação de inteligência artificial (IA) neste contexto. De acordo com um relatório de empresa do setor, ele aponta que 3.500 estabelecimentos do setor de saúde brasileiros já utilizam IA e 76% dos CEOs de saúde no Brasil pretendem investir na tecnologia nos próximos 12 meses.

Os benefícios do uso de IA na saúde são inúmeros, tais como:

  • possibilidade de aprimorar as tomadas de decisões clínicas;
  • melhora na qualidade e precisão dos dados;
  • automatização dos processos;
  • aceleração da obtenção de medidas-chave, como o comprimento do fêmur, a circunferência abdominal e o índice de líquido amniótico.

Um estudo relevante para esse contexto é o trabalho publicado no “Journal of Clinical Medicine” que explora a eficácia de sistemas baseados em IA na detecção automática de malformações fetais a partir de imagens ultrassonográficas, evidenciando a capacidade dessa tecnologia em aprimorar a precisão do diagnóstico fetal.

No entanto, estes são apenas alguns dos exemplos que mais se destacam. Além disso, há outras aplicações clínicas da ultrassonografia que têm surgido no mundo acadêmico, assim como produtos de grandes companhias e startups.

Leia também: Inteligência artificial: como o ultrassonografista pode aplicar e se destacar?

A diversidade de soluções para a medicina fetal no mercado

Atualmente no mercado, existem diferentes categorias de softwares que têm oferecido soluções personalizadas, eficientes e acessíveis. Alguns desses softwares permitem realizar exames como a ecocardiografia fetal e a dopplervelocimetria. Além disso, podem também elaborar os laudos de maneira mais prática e ágil, podendo atender a uma demanda maior de pacientes e oferecendo mais atenção a cada caso.

Com o propósito de levar essas inovações adiante, uma das empresas que mais tem se destacado no mercado com essas soluções é a Manager Systems. A empresa trabalha há mais de 35 anos para oferecer produtos relevantes e completos para promover mais agilidade e segurança para a saúde da gestante e do bebê.

Por exemplo, um dos seus softwares de sucesso é o ASTRAIA, que funciona como um instrumento a favor do atendimento humanizado e dedicado a medicina materno-fetal, abrangendo toda a saúde da mulher, obtendo o cálculo de risco com os parâmetros da FMF (Fetal Medicine Foundation), avaliação de crescimento, avaliação do risco de pré-eclâmpsia, ferramenta para elaboração de pesquisa, personalização de relatórios, e terminologia padronizada melhorando a comunicação médico paciente.

Como priorizar a tecnologia na prática clínica em medicina fetal

Depois de falarmos sobre algumas das tecnologias em alta, ficou ainda mais claro que o futuro da medicina fetal continuará a ser moldado por essas e outras inovações tecnológicas. Sendo assim, é crucial dar atenção à utilização dessas novas tecnologias na prática clínica, ainda que isso exija uma constante capacitação dos profissionais de saúde. Já que essa abordagem garantirá que estejam capacitados para oferecer diagnósticos mais precisos, demonstrando um compromisso com a melhoria da atenção à saúde materno-fetal.

Por fim, outro ponto chave é ter parceiros que sejam referência no mercado, como a Manager Systems. Afinal, eles se destacam como uma das poucas empresas no mercado especializadas em tecnologia específica para o setor da saúde, podendo ser um grande aliado para o médico que está ingressando no uso de novas tecnologias na prática clínica.

Referência bibliográfica: