Posted on

Entenda os motivos que tornam a US ocular um método fundamental na prática clínica do oftalmologista

Embora a US ocular seja indicada para quadros de opacidade da córnea, seu uso vai além e auxilia o oftalmologista na investigação de outras patologias, incluindo tumores oculares

oftalmologista usando US ocular

A ultrassonografia ocular é um exame complementar amplamente utilizado e essencial na prática clínica do oftalmologista. O método permite analisar detalhadamente a região e identificar alterações oculares e orbitárias. Os resultados permitem ao especialista esclarecer a etiologia de diversas doenças, bem como definir a melhor conduta terapêutica a ser seguida de acordo a patologia.

Quando o uso da ultrassonografia ocular é indicada?

Embora a US ocular seja principalmente indicada para pacientes que apresentem opacidade da córnea, a técnica não se restringe a esse quadro. O método permite ao oftalmologista visualizar e avaliar a cavidade vítrea e a retina, obtendo resultados relevantes para um diagnóstico mais acurado.

A US ocular possibilita verificar sinais e a evolução de patologias e problemas oculares como:

  • Tumores e lesões oculares;
  • Descolamento de retina;
  • Hemorragias;
  • Catarata;
  • Doenças da córnea;
  • Inflamações;
  • Moscas volantes;
  • Sangramento do vítreo;
Por que utilizar ultrassonogafia ocular no diagnóstico de tumores?

A ultrassonografia ocular é uma técnica de amplo acesso, indolor e de fácil execução e não requer nenhuma preparação prévia. No procedimento, o paciente fica em decúbito dorsal com os olhos fechados. É aplicado um gel sobre a pálpebra e o especialista utiliza um equipamento composto por dois transdutores, que possibilitam avaliar a parte anterior e posterior do olho.

O método permite visualizar a forma, dimensão, localização e extensão da lesão, além de, proporcionar a verificação da refletividade e estrutura interna, da formação de ângulo Kappa e da vascularização que constitui o tumor.

One Reply to “Ultrassonagrafia Ocular: entenda a importância para o oftalmologista”

  1. É bom ter conhecimentos assim eu me sinto capaz de debatir sobre o assunto com conhecimento de causa

Comments are closed.