Posted on

Número de cirurgiões realizando artroscopia de tornozelo aumentou de 2017 a 2019

Pesquisadores perceberam aumento na percepção de valor do método nos casos do dia a dia, porém menor treinamento e acesso a equipamentos

Artroscopia de Tornozelo

A artroscopia de tornozelo e pé foi realizada pela primeira vez em 1931, mas apenas na década de 1970 que a técnica se tornou uma forma importante para diagnosticar e tratar lesões nestas regiões. Com a evolução da tecnologia e criação de aparelhos com calibres menores e imagens de maior qualidade, o número de patologias contempladas pelo método aumentou consideravelmente.

No Brasil o método chegou em 1994, mas poucos estudos foram feitos em prol de determinar o perfil do cirurgião brasileiro que utiliza essa técnica. Estudiosos do Instituto Vita aplicaram um questionário aos cirurgiões membros da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé em 2017 e 2019 e publicaram em outubro de 2022 na revista científica Acta Ortopédica Brasileira. Confira em primeira mão alguns dos highlights da pesquisa:

Cada vez mais os médicos usam a artroscopia em diferentes patologias de tornozelo

A pesquisa perguntou em quais patologias os cirurgiões costumam usar mais a técnica de artroscopia. Foi percebido que o uso da técnica da artroscopia anterior aumentou em:

  • Lesão óssea
  • Lesão de tecido mole
  • Lesão osteocondral
  • Artrite tibiotalar
  • Fraturas

Já na artroscopia posterior, houve maior uso em:

  • Lesão posterior
  • Ressecção do os trigonum
  • Artrite tibiotalar
Em dois anos, aumentou o número de médicos que realizam artroscopia de tornozelo

No primeiro questionário, feito em 2017, 75% dos médicos que responderam a pesquisa afirmaram que realizam artroscopia de tornozelo, percentual que aumentou para 83% em 2019.

Outros dados interessantes foram demonstrados, mostrando o aumento do uso dessa técnica:

  • O número de médicos que argumentavam não usar a técnica devido a não encontrarem casos com indicação caiu de 18% para 0%;
  • Já a quantidade de membros que não aplicavam a técnica por falta de treinamento aumentou de 59% para 62%;
  • Enquanto os cirurgiões que não recorrem à artroscopia por não ter acesso a equipamento subiu de 14% a 23%.

Ou seja, enquanto há um entendimento maior da relevância da técnica, o acesso a treinamento e aparelhagem não parece ter aumentado. Por isso, novos cursos sobre o tema são importantes!

Aqui no Cetrus, lançamos juntamente com o Instituto Vita o curso de Artroscopia Básica de Tornozelo, com o objetivo de capacitar o médico a realizar as técnicas básicas de forma eficaz, com a parte prática feita em peças anatômicas conservadas com a tecnologia fresh frozen. Saiba mais em nosso site!

3 Replies to “Artroscopia de tornozelo: mais médicos têm realizado técnica”

    1. ¡Hola, en Cetrus nos complace su contacto e interés!
      Puedes conocer más sobre el curso visitando:https://www.cetrus.com.br/cursos/ortopedia/artroscopia-basica-do-tornozelo/, o si lo prefieres puedes hablar directamente con uno de nuestros asesores vía whatsapp a través del enlace:https://api.whatsapp.com/send?phone=5511954138184&text=Boa%20tarde!%20Gostaria%2C%20de%20saber%20mais%20informa%C3%A7%C3%B5es%20sobre%20o%20curso%20de%20Artroscopia%20B%C3%A1sica%20Do%20Tornozelo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *