Você sabe reconhecer os linfonodos intramamários durante a realização de um exame de ultrassonografia?

Quando tratamos das doenças da mama, sabemos que existe uma série de queixas relatadas pelas pacientes, com destaque para dor mamária e patologias, sendo os nódulos um dos principais representantes que precisam ser reconhecidos e tratados com a sua devida importância.
A ultrassonografia é o melhor método diagnóstico complementar à mamografia, e é um exame que depende muito mais do médico que está realizando-a do que os outros exames. Neste artigo, abordaremos a importância de saber reconhecer os linfonodos intramamários durante a realização de uma ultrassonografia mamária.
O que são os linfonodos intramamários?
Os linfonodos intramamários são considerados como casos especiais dentro da classificação do BI-RADS®. Eles são parte dos achados com características tão típicas que você não precisa descrevê-las em detalhes. Os linfonodos intramamários, assim como os demais achados dos casos especiais, têm um diagnóstico e/ou achado singular.
Achados ecográficos dos linfonodos intramamários
Apresentam-se como nódulos ovoides e circunscritos. Usualmente, os linfonodos intramamários caracterizam-se por seu aspecto reniforme (semelhante a um rim) devido à presença de um hilo gorduroso ecogênico e sua cortical hipoecogênica (Fig. 1).

Os linfonodos intramamários podem existir em toda a mama, porém são mais frequentemente achados nos quadrantes súperolaterais da mama, podendo medir até 1 cm em seu maior eixo longitudinal.
Quando suas características típicas estiverem representadas à ultrassonografia, este achado é considerado tipicamente benigno e classificado como BI-RADS® 2. Outras alterações que podemos citar e que se enquadram nos casos especiais do BI-RADS® são o cisto simples, os micros cistos agrupados, os cistos complicados, corpos estranhos entre outros.
REFERÊNCIAS:
American College of Radiology, and Carl J. D’Orsi. ACR BI-RADS Atlas: Breast Imaging Reporting and Data System; Mammography, Ultrasound, Magnetic Resonance Imaging, Follow-up and Outcome Monitoring, Data Dictionary. ACR, American College of Radiology, 2013.
E recomendado fazer cirurgia de linfonado intramamario
Obrigada
Simples e objetivo.
Obrigado
Muito legal! Obrigado
Ontem vi em uma mama imagem sólida ecogenica alongada no QSL da mama direita eu achei sugestiva de lipoma
Maravilhosa explanação