Posted on

Dor pediátrica pede atenção no diagnóstico e nas formas de manejo

Um programa especializado em todos esses aspectos é essencial para o profissional que lida com esses quadros

Médico invesitgando possíveis causa da dor pediátrica

A dor crônica pediátrica é um problema de saúde pública: estima-se que nos Estados Unidos ela gere um custo anual de US$ 19,5 bilhões e não há estudos que mostrem que o cenário no Brasil seja muito diferente. Além disso, elevadas taxas de prevalência, variando entre 11 e 38%, sendo que 3 a 5% destas crianças sofrem por incapacidades significativas relacionadas à dor.

O problema se torna mais grave quando pensamos que dependendo da idade, as crianças não conseguem expressar sua dor de forma verbal, tornando o diagnóstico complexo. Quando pensamos nas queixas de dor de bebês, as expressões faciais e até as impressões dos cuidadores são ferramentas importantes e é preciso ter um conhecimento adequado para interpretá-las. Até porque, não existe um método considerado padrão-ouro nessa interpretação.

Crianças um pouco maiores podem até conseguir expressar a sensação de dor, mas muitas vezes não são capazes de apontar sua intensidade ou localização. Além de tudo, a dor é um sintoma subjetivo em qualquer idade: o limiar de tolerância de cada pessoa varia bastante.

Crianças não podem ser medicadas indiscriminadamente

As dores infantis mais comuns são as enxaquecas e dores abdominais. Mas não se deve medicar os pequenos do mesmo modo que se faria com um adulto: a dosagem precisa ser adequada, principalmente quando se pensa em neonatos ou lactentes de até 3 meses. Existem diversas opções, como os tratamentos não farmacológicos, como procedimentos psicocomportamentais.

Conhecer todos os recursos disponíveis para tratar a dor pediátrica e entender suas aplicações é fundamental para manejar bem esses pacientes. Além disso, entender os protocolos para avaliação da dor é fundamental. E a oferta de cursos completos sobre o tema é pequena.

Uma pós-graduação que compreende todos esses aspectos

O Cetrus oferece a primeira Pós-Graduação em Dor e Intervenção Pediátrica do Brasil. Nela, o aluno terá estará apto a avaliar, diagnosticar e manejar dores agudas e crônicas nos diversos cenários em pacientes da faixa etária pediátrica, bem como indicar e realizar com segurança cada um dos procedimentos intervencionistas e tratamentos específicos de acordo com as situações clínicas.

O programa do curso engloba desde a fisiopatologia e a semiologia da dor, até os tipos específicos de dor (abdominais, neurológicas e musculoesqueléticas), passando por dor oncológica e prática de procedimentos intervencionistas como radioscopia e bloqueios simpáticos e cervicais e aplicação de toxina botulínica.

Saiba mais conferindo a programação da Pós-Graduação em Dor e Intervenção Pediátrica

60 Replies to “Dor pediátrica: entenda os desafios e oportunidades de mercado”

  1. Mimha filha tem 3anos e ela tem dores contantes não sei se é na barriga ou abdome, ela reclama a todo instante, não sei mais oq fazer.

    1. Faça hemograma completo e tente de intolerância alimentar.
      A minha de 5 anos tbm é do mesmo jeito.
      Fizemos exames e teste de intolerância e os exames acabaram de chegar. Ela tem intolerância a lactose.
      Abraço

      1. Meu filho vai fazer 5 anos, ele operou medula presa aos 2 anos de idade e cursa com bexiga Neurogênica desde então.a aproximadamente 1 mês ele tem reclamado bastante de dor nos joelhos e até manca, atrapalha nas brincadeiras e atividades físicas, ele tem espasmos musculares devido a lesão medular, o que devo fazer em respeito a essas dores nos joelhos? Ele anda normalmente, corre, pula .. mais essa dor é nova então fico preocupada… Os espasmos podem causar essas dores nos joelhos?

        1. Joice, bom dia, como pediatra, posso dizer que tida dor em criança deve ser bem investigada, pois pode ter graves consequências quando não diagnosticada. Você não referiu o local dos espasmos, que podem ter outras causas passíveis de diagnóstico, através de outros exames.

    2. Minha filha tem 7 anos tais uma semana que reclama cm dor na barriga a cima do embigo e dores tbm nas pernas o que pode ser não sei o que fazer

  2. Bom dia, me chamo Dora. Minha filha tem 9 anos, ela não tá tossindo, nem com febre nem nada, mais de umas 3 semanas pra cá ela vem sentindo falta de ar constante e o pior que aperta mais esse horário, meu Deus não sei o que fazer

    1. Tá esperando o que pra levar ao medico ?
      Sentir falta de ar é horrível.
      Nesses casos é bom ter um Oximetro em casa.
      Mas nada substitui o médico.
      Leve-a ao médico.

  3. Meu filho de 4 anos teve febre e dor na perna. So de tocar ele ja chorava de dor. O q pode ser? Posso usar salonpas p remediar?

  4. Olá minha sobrinha está com dor abdominal já tem quase uma semana e medicam ela e a dor não passa e os médicos não sabem o wue ela tem,ela tem apenas 5 anos,o que pode ser isso ?Aqui os médicos são só clínico geral ,não tem pediatra e eles não mandam p outro lugar ,ficam medicando a pessoa sem saber o que ela tem,eu acho um absurdo isso.O que fazer nesse caso?

    1. Leve-a ao médico e exija exames laboratoriais e de imagem.
      A minha de 5 anos vivia assim.
      Descobrimos que ela tem intolerância a lactose.

  5. Boa tarde. Tenho uma filha de 6 anos ela tá com dor na perna e deu febre. O que pode ser:? Ela estava brincando de corrida e depois deu essa dor . Mais a preocupação e que Deu febre.

    1. Meu filho também tem essa dor de perna as cezes do nada acorda de madrugada chorando q ta c perna ou pe doendo nada inchado ou nenhum corte ja ta me enlouquecendo. Hj msm qndo escrevi esse comentário tava acordada dee madrugada 1 da manhã c ele c essa tal dor de perna

      1. Meu neto sente for no calcanhar , na perna e na virilha e na mãozinha tudo de um lado só, ele tem 5 anos, oque pode ser

    2. Se ela não tiver alergia a dipirona, Ofereça 7ml de dipirona xarope a ela.
      Caso persista TEM QUE LEVAR AO MÉDICO.

  6. Meu de 9 anos, está há dias sentindo uma dor na perna, já fiz massagem e não é muscular, ele diz parecer ser no osso. O que pode ser?

    1. Olá minha filha tem 3 anos já tem 4 semanas que ela está sentindo do nós ossos da perna ela chora muito de dó oque e isso min esplica por favor

    2. O meu filho tem dor de vez em quando nas pernas mais ele fala que e nos ossos das pernas dor massagem e não passa .ele tem 9 anos

    3. Crianças crecem. E crescer dói lkkkkkkkkk…
      Pode não ser nada.
      Mas se eh persistente TEM QUE LEVAR AO MÉDICO.

  7. Oi meu filho tá com uma dor na garganta já levei no médico não tá inflamada mas até já passou remédio azitromicina. Mas ele continua falando que foi levei de novo olharam a garganta fizeram que não tá inflamada mas ele reclama que foi muito .o que acha que pode ser o que devo fazer. Obrigado

  8. Oi minha filha tem 3 anos ela sente muitas dores nas articulações sente febre dor na barriga e chora bastante com tanta dor.o que será qui ela tem?

  9. Meu filho está em uso de azitromicina 500Mg há 5 dias,porém a febre persistente e com dor nas pernas.fiz raiox não é pneumonia,segundo o Dr seria sinusite.sera que está relacionado ao antibiótico?

    1. Minha filha aí queixa muita dor na barriga e a gente não sabe o que é já foi levado no médico mais o médico disse q não é nada

  10. Ola tenho um filho de 7 anos que não desenvolveu muito no tamanho e sente toda noite dores nas pernas e braços oque pode ser……

  11. Olá bom dia minha filha tem 5 anos receclama de dores nas pernas e bracos tem dias q ela chora muito com dores, queria muitos saber oq causa essas dor.

      1. Minha filha de 4 anos chora muito de dores nas perna e de vez em quando nos braços da pra ver que é uma quase insuportável a dor permanece ums 20minutos,quando faço massagem com álcool ela diz que alívio um pouco, o que pode ser?

  12. Meu filho tem 5 anos e sente dores nos dedos dos pés e Mãos, tornozelo e pescoço e fala que é uma dor com gasturas.

    1. Bom dia! Nobre, meu filho de sete anos sente dores nas pernas quando está fazendo xixi, o quê pode está causando isso?

    2. Meu filho tem 9 anos e esta sentindo dor atras do solado do pé. Para adulto dizem que é esporão. O que será?

    1. Olá, Boa tarde! Meu Deus, muitas queixas em crianças. A minha filha tem 4 anos, e se queixa de dores de cabeça. Já fiz exame de vista nela e já providenciei o Óculos. Qual será a causa agora?

    1. Meu filho tem 5 anos e sente dores nos dedos dos pés e Mãos, tornozelo e pescoço e fala que é uma dor con gasturas.

  13. Meu filho tem 8 anos ele tem muitas dores de barriga, ja levei no médico varias vezes eles passa o msm remédio melhora aquela hora mais depois volta tudo de novo da uma dor igual colica nele e muita diarreia chega ficar com o ânus queimando eu ja não sei oq fazer mais.

    1. Pode ser falta de tomar lombrigueiro o meu tava assim o médico passou resolveu muito…procure um pediatra e relate a questão desse medicamento .

  14. Minha filha tem onze anos desde os nove anos ela reclama de dores contantes pelo corpo como braços pernas e agora pescoço e costa são dores que deixa aquele sentimento de cansada

    1. Minha filha tem 6 anos vai fazer 7 agora dia 19 e ela sente os mesmo sintomas que a sua filha, fora que ela sente muita dor de cabeça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *